quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tim Burton e depois o silêncio...

Burton é um diretor e escritor, especialista em temáticas sombrias. Seus filmes são repletos de recursos visuais macabros, seu humor negro misturado com filmes coloridos faz o bizarro parecer encantador, sem dúvidas isso marcou o cinema. Posso dizer que já vi a maioria de seus filmes e sempre me surpreendo com sua sensibilidade Fúnebre. Com sua personalidade forte Tim Burton sempre foi visionário e independente, sempre teve total autonomia em suas obras por esse motivo seus filmes são tão particulares, únicos.

As Grandes Aventuras de Pee-wee 1985


O primeiro longa de Tim Burton o mais tímido de todos é o que tem menos da sua veia sombria. O filme narra a história do excêntrico Pee-Wee, uma criança dentro de um homem, embarca na maior aventura de sua vida pelos EUA, para achar sua amada bicicleta, que fora roubada em plena luz do dia. No caminho encontra com motoqueiros, um caminhão fantasma, Cowboy , uma garçonete sonhadora e seu namorado invejoso e violento até descobrir que sua bicicleta estava no estúdio da Warner Brothers.





Os Fantasmas Se Divertem 1988

O universo macabro de Burton começa aqui com toda certeza esse filme é umas das melhores concepções visuais do cinema fantástico nos anos 80. A história segue um casal recém-falecido que contrata um bio-exorcista, Betelgeuse, para expulsar os yuppies que são novos proprietários de sua casa na Nova Inglaterra. O filme fez muito sucesso, levando a uma série de desenhos animados para televisão.




Batman, 1989

Sabemos a história desse filme o garoto Bruce Wayne presenciou o assassinato de seus pais por um jovem criminoso Chamado Jack Napier. Wayne jurou proteger e livrar a cidade de Gotham City dos criminosos. Anos mais tarde, tornou-se o lendário Batman, um ser fantasiado de morcego que assombra criminosos e auxilia a polícia local a desvendar diversos crimes. Certo o que vale nota nesse filme e a caricata presença de coringa interpretada por Jack Nicholson. É um personagem bem colorido dentro do universo sombrio do Batman.





Edward Mãos de Tesoura 1990


Edward é um jovem que foi criado por um inventor maluco, e que como peculiaridade possuiu tesouras no lugar das mãos. Antes de morrer, o "pai" de Edward iria presenteá-lo com um par de mãos criadas por ele no natal. Porém, antes que pudesse coloca-las em Edward, ele vem a falecer. Uma vendedora de cosméticos encontra-o e resolve levá-lo para casa. Aos poucos vai-se tornado popular devido aos talentos que tem. No entanto, há pessoas determinadas a afugenta-lo de novo para a sua mansão. Na minha opinião esse é o seu melhor filme.Aqui começa a parceria com Johnny Depp nesse filme ele une seu universo bizarro com uma delicadeza que poucas vezes ganha tanto destaque em sua obra.




Batman o Retorno 1992



Burton faz um filme mais sóbrio a história ganha dois personagens de peso, mulher gato interpretada com perfeição por Michelle Pfeiffer e o Pingüim que tem uma maquiagem bem peculiar deixando o a Danny De Vito irreconhecível.





O Estranho Mundo de Jack (1993)


Na verdade não sou muito fã de filmes animados, mas o estranho mundo de Jack é perfeito ! O filme relata a história de Jack Skellington e Sally, que são um casal. Sally ama muito Jack, mas Jack é o rei da cidade do Halloween, uma cidade onde todos os moradores têm a função de assustar os humanos durante a festa do dia das bruxas. Apesar do sucesso profissional, ele se lamenta com sua rotina e sente falta de algo mais. Um dia ele entra numa floresta onde todas as árvores são portas para reinos que servem a alguma festividade dos humanos, e acaba encontrando o reino do Natal. Impressionado com tanta beleza e bondade, ele arma o plano de raptar o Papai Noel e fazer um Natal a seu gosto. Jack consegue persuadir os habitantes a ajudá-lo. Só que seus presentes são todos a seu modo: feios e assustadores.




Marte Ataca! 1996


Esse filme mostra as mesmas características que já falei, mas acredito que em termo de filme bizarro esse ganha como o número um.Inspirado nas ficções-científicas B de quarenta anos antes, o cineasta mostra a mais divertida invasão alienígena dos últimos tempos, com Jack Nicholson, Glenn Close e Sarah Jessica Parker.


A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça 1999

Esse filme esta na medida certa, aqui começa de fato Tim mostra todo seu potencial em filmes sombrios. É um dos melhores filmes do diretor conta essa história policial-fantasmagórica de um investigador Ichabod Crane é enviado ao condado de Sleepy Hollow para desvendar uma série de assassinatos misteriosos, onde todas as vítimas são encontradas decapitadas. Crane tem freqüentes pesadelos com a morte de sua mãe, torturada na Donzela de Ferro. Os habitantes acreditam que o assassino seja um ex-combatente de guerra que se esconde na floresta e sai todas as noites para procurar a sua cabeça, perdida em combate. Em Sleepy Hollow, Ichabod conhece Katrina Van Tassel, que o ajuda nas investigações e por quem se apaixona.




Planeta dos Macacos 2000




Gosto bastante desse filme é muito eletrizante e apesar de ser um remake não deve nada ao original. Após sofrer um acidente na espaçonave em que estava, Leo Davidson (Mark Wahlberg /, que esta maravilhoso no longa ) chega em um planeta estranho e primitivo, onde os humanos migalham por sua subsistência, são caçados e escravizados por primatas tiranos, que formam o poder local. Sem concordar com a opressão imposta à raça humana, Leo logo se torna uma séria ameaça ao status quo local e dá início à uma revolução social no planeta.






A Fantástica Fábrica de Chocolate 2005



Burton nessa recriação do texto de Roald Dahl, mostrou bastante talento e Johnny Depp esta incrível na pele de Wonka. Willy Wonka é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket (Freddie Highmore), encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita.



A Noiva Cadáver 2005



Apesar de sem uma animação eu gosto muito desse filme, seu humor negro e apaixonante. Em uma pequena cidade, um jovem acaba sem querer pedindo em casamento uma noiva morta, e vai para o mundo dos mortos, onde encontra várias pessoas mortas. Mais tarde ele volta para a Terra para se casar com a noiva, que revela ser Emily. O jovem chamado Victor duela com o vilão que matou Emily.Mas no final a noiva cádaver cede seu noivo para a verdadeira mulher que ele ama.





Sweeney Todd 2007


Sou muito fã do Johnny Depp nunca imaginei vê-lo cantar, minha surpresa foi imensa! Acho esse filme um trabalho magnífico. O filme conta a história de Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com o apoio dela Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy (Laura Michelle Kelly) e sua filha.





Alice no País das Maravilhas 2010



Nesse filme Burton levou bem a sério o termo quanto mais colorido mais bizarro fica. Bem devo dizer que esperava mais desse filme, talvez tenha sido esse o meu erro! sinceramente esperava que em 3D o filme fosse mágico, pra mim não foi. , posso dizer o filme tem uma abordagem mágica e criativa de uma das mais adoradas histórias de todos os tempos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário